domingo, 28 de julho de 2013

1980 - Nova reestilização e o fim da linha pra o SS


Chevrolet Opala Diplomata
 Na década de 80, a linha traz novas reformulações em seus modelos. O capô e o porta-malas passam a ter formas mais retas com faróis e lanternas retangulares, pneus radiais, suspensão com nova calibragem de molas, amortecedores e buchas silenciosas. É lançada ambém uma versão com motor 4 cilindros a álcool.
(Créditos da foto: Revista Quatro Rodas)
Chevrolet Opala Comodoro 1980

O Comodoro ganhou um largo friso lateral com borracha inserida, no meio da carroceria, estendendo-se das lanternas ao para-lamas dianteiro, com o logotipo "Comodoro" abaixo. Conhecido desde o VW "Fuscão" e seu para-choque "Europa", o borrachão que cobria o para-choque foi adotado pela General Motors do Brasil para a linha Opala.
(foto retirada da internet)




Chevrolet Caravan SS 1980
O ano de 1980 foi o último em que o modelo esportivo SS foi produzido. Neste ano ficou com faixas laterais sem filetes, a sigla "SS" vazada, em maior tamanho, foi colocada perto da roda traseira. O para-choque ficou na cor do carro, com borrachão. As maçanetas tinham cor cinza galvanizada e foram suprimidos os frisos cromados em torno do para-brisa e do vidro traseiro. Os retrovisores foram colocados nos dois lados e havia dois tipos de roda. No demais seguiu o Opala. No mercado de carros antigos, o SS adquiriu importância por sua raridade.
(foto retirada da internet)


Chevrolet Opala Diplomata 1980
O Diplomata passou a ser o modelo top de linha da GMB, deslocando o Comodoro paara uma posição intermediária em relação a preço e acessórios. Vinha de série com ar condicionado, dois retrovisores externos, antena elétrica no para-lama traseiro esquerdo (algo imensamente luxuoso na época), toca-fitas e rádio AM/FM, direção hidráulica, carburador de corpo duplo, motor de 6 cilindros, rodas de liga leve. Como opcionais vinham teto de vinil corrugado, pneus radiais, câmbio automático, pintura metálica e o motor 250-S, do SS.
(foto: anúncio publicitário da GMB)

Chevrolet Caravan 1980
A Caravan recebeu as mesmas modificações nos locais em que eram apropriadas, e apenas as lanternas traseiras, ainda que retangulares e envolventes, ganharam uma forma que recobria a linha do para-lama, evitando modificações na estamparia. Nos modelos de mais luxo já vinha de fábrica com retrovisor do lado direito.
(foto: anúncio publicitário da GMB)

(texto: livro Opala, o Chevrolet que conquistou o Brasil, da Editora Alaúde; e fascículo da Coleção Carros-BR da Editora Sempre.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário