quarta-feira, 17 de julho de 2013

Caravan - A versão SW do Opala

Em 1975 surgiu a versão SW do Opala, a Caravan. Sempre na carroceria de 3 portas, trazia para-choques, grade e adereços bastante diferenciados. Tinha os mesmos motores 2,5 litros e 4,1 litros. O porta-malas, uma atração à parte, comportava 774 litros.
(texto do livro Opala, o Chevrolet mais amado do Brasil, Ed. Escala).
(foto retirada da internet: Chevrolet Caravan 1975).


Em 1978, a perua Caravan ganhou a versão SS, com o mesmo motor de 6 cilindros da versão cupê do Opala, o 250-S de 148 cv, alimentado por um carburador de corpo duplo. Tinha rodas de 6 polegadas, faixas pretas decorativas nas laterais e no capô, faróis auxiliares e espelhos retrovisores pintados na cor do veículo.
(texto do livro Opala, o Chevrolet mais amado do Brasil, Ed. Escala).
(foto retirada da internet: Chevrolet Caravan SS 1978).

 A porta traseira (do porta-malas) alcançava a altura do para-choques, oferecendo de modo pensado, carga e descarga no mesmo nível do assoalho. Pela presença da porta e de outras características que determinaram um novo tanque de combustível, a abertura para a tubulação de entrada foi desviada para o para-lamas traseiro esquerdo. A tampa era cromada, com chave, e um logotipo "Caravan" aparecia nas duas extremidades dos para-lamas. O servo-freio era de série (era opcional para todo o restante da linha).


(texto do livro Opala, carro que conquistou do Brasil, Ed. Alaúde).
(foto retirada da internet: Chevrolet Caravan 1989).


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