Em 1970 surge a versão SS, esportiva, com motor de 6 cilindros, câmbio de 4 marchas com alavanca no assoalho, estabilizador traseiro, diferencial autobloqueante, freios a disco nas rodas dianteiras e velocidade final de 180 km/h! O seu desenho vinha com faixas pretas no capô, nas laterais e na traseira, rodas esportivas com parafusos cromados. O interior tinha bancos individuais (daí a sigla SS, que vem do inglês "separated sets" - bancos separados). Também tinha volante exclusivo, de três raios e aro de madeira, e o painel vinha com conta-giros e relógio no console. Tinha rádio e ar condicionado como opcionais. O modelo da foto é um Opala SS 1971 (foto retirada da internet).
A carroceria cupê de 2 portas chegou em 1972, com o estilo fastback hardtop (teto "puxado" para trás e sem coluna central), e janelas sem moldura. Este estilo tornou-se o padrão da versão até o fim da produção, que ocorreu em 1980. O modelo ao lado é um Opala SS 1972. (créditos da foto: Giovani Ribas).
Em 1974, em resposta à crise do petróleo, a Chevrolet lançou o Opala SS-4, lançando o motor 151-S, um motor de 4 cilindros mais preparado, sendo mais "agressivo". O charme do carro ficava por conta do capô, painel traseiro e para-choques pintados de preto fosco, o que o diferenciava do SS-6, que tinha as faixas pretas no capô e para-choques cromados.
O modelo da foto ao lado é um Opala SS-4 1974 (imagem retirada da internet).
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